CATEQUESE

Informações:
Matrícula: criança com idade de 09 anos completos ou que complete no decorrer daquele ano;
Documento necessário:
* cópia da certidão de nascimento;
*cópia da certidão de batismo da criança se for batizada;
Obs: A rematrícula é necessária  para a organização das turmas.
O período para fazer a matrícula e rematrícula sempre entre os meses de Dezembro e Janeiro de cada ano.
*Dia de encontro catequéticos:
Segunda- feira - 1º volume 09:00 e/ ou 14:00;
Terça- feira - 2º volume 09:00 e/ ou 14:00;
Quarta- feira - 3º volume 09:00 e/ ou 14:0;0
Quinta –feira - 4 º volume 09:00 e/ ou 14:00;
Sexta – feira - 5º volume 09:00 e/ ou 14:00;
Sábado – 1 turma de cada volume -  09:00 .
Material utilizado: Bíblia Sagrada, livro crescer em Comunhão, subsídeos catequéticos, dvdteca, biblíoteca.
Taxa: não cobramos taxa;
Dízimo infantil: As crianças recebem o carnê do dízimo infantil para que desde pequenas colaborem com a construção do reino de Deus.
Missa com os catequizandos: Todos os domingos ás 09:00
Ensaio para organizar os catequizandos que queiram colaborar na missa das 09:00 – todos os sábados 13h30 min nas dependências do Santuário.
Catequese com adulto: Turmas – Aos sábados 20:00;                                                               E segunda – feira das 19h:30.
 Matrícula: Documentos necessários – Cópia de documento de identificação, RG ou CPF.
Cópia da certidão de batismo ou de 1 ª comunhão se tiver recebido  estes sacramentos de iniciação cristã.

* Quanto á preparação para a Crisma:
- Padrinhos: IDADE SUPERIOR A 16 ANOS
Casados no religioso: Trazer cópia da Certidão de Casamento no Religioso.
Solteiros: Trazer cópia da lembrança da crisma. 

(EM HIPÓTESE ALGUMA SERÁ ACEITO PADRINHOS DE OUTRA RELIGIÃO, OU CASAIS AMASIADOS) 

NORMAS CANÔNICAS PARA A ADMISSÃO DO PADRINHO OU MADRINHA DE BATISMO (E CRISMA):
O Código de Direito Canônico estipula as seguintes condições para que alguém se torne padrinho :
«Cân. 872 - Ao batizado, enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança. Cabe tam­bém a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes.

Cân. 873 - Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.


Cân. 874 - § 1. Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:


1) seja designado pelo próprio batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;


2) tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou pareça ao páro­co ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa;


3) seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacra­mento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;


4) não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitima­mente irrogada ou declarada;


5) não seja pai ou mãe do batizando.

*Formação para catequistas: Atualmente realizam – se encontro de formações, espiritualidade com os catequistas  aos  sábados último de cada mês.
*Formação /encontro com pais ou respnsáveis de catequizandos: Com pais e / ou responsáveis de catequizandos acontecem encontro de formação onde são trabalhados temas nos quais a família precisa estar ciente da responsabilidade de acompanhar a criança em sua caminhada catequética. 



Outras informações:
*Atualmente, a catequese conta com 43 catequistas entre veteranos e iniciantes, que organizados realizam 30 turmas.
 No momento temos no controle de matrícula 584 catequizandos  freqüentando os encontros catequéticos , dentre esses 25 são adultos, que participam de catequese com adultos.
A Catequese atende uma comunidade diversificada em várias classes sociais, desde o mais humilde até o mais bem sucedido na vida. Por esses dados e outros motivos é que temos que buscar cada dia mais formação e conhecimento para lidar com vários tipos de situações diárias, questões familiares que temos que dar o apoio e atenção devida á estas famílias, adolescentes, jovens e principalmente as crianças.
No entanto, há muito tempo a Igreja vem insistindo que é necessário investir mais na catequese, para que as nossas crianças e jovens possam fazer uma experiência verdadeira de encontro com Jesus. Nós, como Igreja (padres, formadores, catequistas e ALGUNS pais), estamos tentando fazer a nossa parte, o que já é um bom começo, mas vemos que enquanto não tiver um acompanhamento mais intenso por parte dos pais e da família, a catequese não vai conseguir atingir os seus objetivos.


31-08-2014

Almoço em confraternização pelo amor, doação e dedicação destes homens e mulheres que trabalham e se doam todos os dia para nossas crianças, jovens e adultos..Obrigado pelo vosso sim!!!

Equipe da misericórdia em Missão, nossos agradecimentos pela bela organização!!









CELEBRAÇÃO DA CRISMA

NO DOMINGO DIA 27 DE ABRIL,ATRAVÉS DA AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA PELO BISPO DOM JAVIER, PE. LUSSAMIR ROGÉRIO CELEBROU A SANTA MISSA ADMINISTROU O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO A 150 ADOLESCENTES E JOVENS. UM DIA ABENÇOADO E FESTIVO PARA A NOSSA IGREJA, ONDE A IGREJA CELEBRA O DOMINGO DA MISERICÓRDIA ONDE JESUS RESSUSCITADO DESEJA A SUA PAZ E  COM GRANDE JÚBILO  FOI DECLARADOS SANTOS (CANONIZADOS) DOIS IMPORTANTES PAPAS DA IGREJA : João XXIII e João Paulo II. POR ISSO DAMOS GRAÇAS AO SENHOR, MOTIVO DE MUITA ALEGRIA PARA NOSSA COMUNIDADE.
























CATEQUISTAS DO SANTUÁRIO SE REUNIRAM NA MANHÃ DE ONTEM (23/02) AQUI NA PARÓQUIA, NÃO HOUVE O RETIRO COMO ESTAVA PROGRAMADO POR CAUSA DA CHUVA, MESMO ASSIM SE REUNIRAM PARA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA NOSSA CATEQUESE PAROQUIAL.




Catequistas do Santuário Nossa Senhora Aparecida estiveram em retiro no último dia 23 de Março 2014. Um momento rico de abastecimento da palavra de Deus e deixar-se mergulhar nos ensinamentos do próprio Jesus.

Ser catequista é ...ensinar o que a Igreja ensina, em unidade e comunhão com papa e todo o clero, sendo criativo e atualizando a mensagem partilhada. A /O catequista não ensina uma doutrina que é sua, mas a de Jesus, confiada à Igreja." Somos um só corpo em um só espírito" (cf.Ef 4,4)Obrigado, catequista ! com você e com Pedro, proclamamos: " Tu tens as palavras da vida eterna" (Jo 6,68)


II REVER - NO VALE DA PAZ

RETIRO DOS CRISMANDOS QUE ACONTECEU NESTE ÚLTIMO FINAL  DE SEMANA 29 E 30 DE MARÇO FOI MUITO ABENÇOADO.
CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA DE ENCERRAMENTO ÁS 17:00 NO SANTUÁRIO.
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário